O CONLESTE maranhense em Parceria com a SAF - Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.
- CONLESTE maranhanese
- 18 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
O secretário da SAF, ADELMO SOARES, recebeu na tarde desta quinta-feira, 10, o Secretário Executivo do CONLESTE maranhense, OZENILDO CORREIA para dialogar e apresentar a proposta da realização das Feiras dos Municípios com calen
dário para este ano, além de alinhar a entrega dos Kits Feiras dos Territórios Lençóis Munim e Baixo Parnaíba.
Os Kits Feiras são projetos de 2015, DEMANDADOS pelo Territórios através dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CODETERs) com recursos financeiros do Antigo MDA, hoje no atual governo federal unificado com o MDS, (MDSA) Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
Estes projetos beneficiaram como público direto os agricultores familiares dos territórios, proporcionando a realização das feiras municipais, regionais e territoriais em especial. São dois kits Feiras, um para o Território Lençóis Maranhenses Munim com 12 municípios e um para o Território Baixo Parnaíba com 16 municípios. O CONLESTE maranhense será o ente que fará a gestão dos projetos, com a participação dos Comitês Gestores formados por atores públicos e da sociedade que atuam nos Colegiados dos territórios.
OZENILDO CORREIA, Secretário Executivo agradeceu o secretário Adelmo Soares e a superintendente de Crédito da SAF, RAILDA PASCOAL pelo desempenho dos diálogos efetivos com os territórios na busca de consolidação destes projetos. Destacou ainda da importância destes projetos para realização das ações planejadas pelos CODETERs e o fortalecimento da articulação política e institucional para firmar parcerias com entes públicos, privados e sociedade civil. Nas atividades das feiras terão exposição de produtos (agropecuária, pescada, artesanato, mel, bebidas artesanais e culinária) para comercialização com rodadas de negócios; exposição dos potenciais turística e cultural do território de atuação do consórcio; capacitação do público alvo de cada temática envolvida nas feiras; apresentação das manifestações culturais e seus produtos; intercâmbio das potencialidades culturais, turísticas e economia solidária com o objetivo principal de promover, organizar e estruturar as feiras de forma sustentável com o desenvolvimento cultural, turístico e agroecológico dos municípios pertencentes ao recorte territorial do CONLESTE maranhense.
Comentários